terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Windows Vista Service Pack 1

Com o lançamento do primeiro Service Pack para o Windows Vista, para muitas pessoas (dentre elas eu) é chegado o momento de finalmente ensaiar uma migração XP-Vista. Todos sabem que nenhum SO da Microsoft é maduro o suficiente antes da chegada do "remendo", e, reza a lenda que tudo fica muito melhor quando um SP chega. Será?

Eu iniciei-me na computação séria, aquela que eu mesmo tomava conta do meu PC, com o windows XP, logo em seu lançamento. Portanto, passei pela transição dos dois service packs, pelo Blaster e Sasser, pelo IE 6 e 7. O service pack 2 do Win XP trouxe uma estabilidade realmente espantosa, resolveu muitos bugs e melhorou MUITO a segurança do sistema. E no caso do Vista ? Não se pode chamar o sistema de (muito) inseguro. Não houveram incidentes pavorosos como um Blaster, vírus que lhe infectava a máquina sem intervenção alguma do usuário. O UAC, apesar de irritante para um usuário que saiba o que faz, deve ajudar bastante os Tonhos da Lua no que diz respeito a executar coisas sem pensar. Porém, o que o sistema traz em matéria de segurança, suga na performance. Embora eu sinceramente não enxergue o Vista como tão a frente de seu tempo em exigência de recursos, é um fato que, para uma máquina que rode o XP, o novo sistema da Microsoft pode ser problemático no ponto de vista de performance.

Por isso, para os usuários de Windows que possuem a idéia da migração, cá passo minha impressão sobre o que estou vendo.

1 - A compra:

Eu realmente não estava necessitando muito de um cabo Flat, mas, passando pela loja resolvi que deveria adquirir um. Junto dele veio, tal qual as figurinhas do Bubaloo, o Windows Vista Ultimate.

Recomendo o Ultimate ? Não. A menos que realmente queira o Media Center e os recursos profissionais dele juntos. Os extras não valem a pena. O Vista Home Premium para os usuários comuns, e o Business para as empresas parecem de bom tamanho.

2 - A instalação:

Não quis fazer upgrade, resolvi instalar do zero. Sem dúvida, é a instalação de um SO mais idiota que eu já vi, com uma interatividade necessária que chega próximo a zero. Ninguém, creio que nem a minha mãe, teria dificuldade de instalar o Vista. Demora uns 20-30 minutos entre o HD vazio e o Vista mostrando seu primeiro boot.

3 - A performance (Pre SP1):

Usando normalmente:

No caso, com uma Radeon X800GTO, P4 3Ghz e 2Gb Ram DDR 400, eu realmente não posso reclamar da performance geral do sistema. As coisas não são instantâneas tal qual no XP, mas, funcionam de um modo realmente rápido. O consumo de memória inicial, com sidebar, serviço de indexação e outras traquitanas, gira em torno de 440 MB. Retirando as tranqueiras, sem desligar o Aero, consegue-se 370 MB. Desligando o Aero, você ganha em torno de 70 MB, chegando a 300. Sem apertar nem desabilitar processos que poderiam ser úteis, limpando o sistema você consegue sim, rodá-lo de modo razoável com 512MB de ram. Lembrando que ainda dá pra forçar mais, deixando tema clássico, e desabilitando serviços do sistema.

De fato, é instável. O Internet Explorer não funcionou normalmente em modo protegido (usava 100% da cpu constantemente), tendo de desabilitar tal recurso para possibilitar o uso. O explorer ainda resolve travar de vez em quando. Fora o irritante fato do sistema resolver reinstalar todos os meus drivers a cada "cold boot", porém, isso é um problema da placa mãe, não do sistema, segundo a VIA.

Instalando drivers: Rede, Wireless, já vem com suporte por default. Som e Vídeo foram instalados SEM NECESSIDADE DE REBOOT. Bom frisar isso. Basicamente, tenho um sistema 100% funcional sem sequer precisar reiniciar a máquina.

Jogando. Isso dói. A performance cai SIM. E consideravelmente. Principalmente se tratando de jogos pesados. No caso, conduzí testes com Gears of War, Age of Empires III e Quake 4. Assim, temos dois jogos da própria MS e um em OpenGl.

Age Of Empires teve uma queda de 4FPS, na mesma configuração, do XP pro Vista. Como ele rodava bem no XP, não prejudica.

Gears of War perdeu de 5 a 10 FPS, uma queda realmente considerável. Foi o bastante para ser obrigado a reduzir a resolução de 1024x768 para 800x600.

Quake 4 perdeu 12 FPS. Brutal. Talvez devido a alguma sabotagem da MS em relação ao OpenGL.

De todas as maneiras, fica a dica. Você joga ? Possui uma placa que não se beneficiará do Dx10 ? Então, não migre. Ou mantenha dual boot. Se alguém insinuar que o Vista rende mais que o XP pra jogos, é uma mentira deslavada.

4 - O SP1:

Tem 444895kb; Exige 3 reinícios e uma espera de uma hora (estimada) para instalar; Acabou a luz durante a instalação. Logo após ligar o pc, ela prosseguiu de onde parou; Instalou sem problema algum. Porém, exige Windows Original. Pelo menos a versão que eu possuo.

O que muda:

Dx10.1 : Quem possui Radeon HD3xxx, só começa a usufruir da mesma agora. 99,99% dos travamentos milagrosamente pararam. O IE agora funciona normalmente, e 0 crashes do explorer até o momento. Não digo 100% porque, se disser, capaz de travar só para me sacanear. O sistema parou de reinstalar meus drivers. \O/ A cópia de arquivos teve um aumento grande na velocidade. Bem significativo. Uns 30%, creio. A performance, no geral, parece melhor. Pouca coisa. RESOLVE o problema do "tenho 4GB de ram, só mostra 3". NO MEU CASO, parece que não no de todo mundo. Como eu já devolvi a RAM emprestada, é só pra alertar mesmo.

Nos jogos, 1 fps de ganho pro AOE, 2 pro GEOW, nenhum pro Q4. Se o vista rodava mal em sua máquina antes, ele não passará a rodar bem depois do SP1. Se ele rodava razoavelmente bem, passará a rodar melhor. Isso pra deixar claro que não há milagres na atualização.

Devem haver muitas outras melhorias, que não pude notar.

Minha Opinião:

Quer migrar pro Vista, tem máquina pra tal, mas estava com medo ? Pode migrar agora. Joga ? Fica no XP.


Referencia : Link

Nenhum comentário:


Pesquisa personalizada